segunda-feira, 20 de julho de 2015

ENSINANDO NÚMEROS EM LIBRAS

OLÁ PESSOAL!


Como os números ensinar aos nossos alunos deficientes auditivos? Muito fácil. Assista vídeo ao, treine o bastante, para ensiná-los com segurança.  


domingo, 12 de julho de 2015

domingo, 5 de julho de 2015

VERBOS EM LIBRA

A linguagem dos deficientes auditivos é tão fluente quanto a dos falantes. Porém, há uma pequena diferença. Por isso, pais e professores, fiquem atentos ao avaliarem as lições desses alunos.

 Os falantes começam a expressão do seu pensamento pelo sujeito e depois o predicado. Por ex:
                         A menina saiu da sala.
                         A moça  gosta de sorvete.

Já a linguagem dos deficientes auditivos o predicado vem primeiro e, por último. o sujeito. Assim:
                         Saiu da sala a menina.
                         Gosta de sorvete a moça.

Por que isto acontece? Porque as ações são praticadas primeiro. É assim que eles pensam e se comunicam. Por isso, vamos aprender primeiro os verbos. Assistam ao vídeo.



segunda-feira, 29 de junho de 2015

VOCABULÁRIO BÁSICO EM LIBRAS


OLÁ, PESSOAL!

Vamos para mais uma aulinha de libras. Hoje trataremos do vocabulário básico, ou seja, cumprimentos e alguma ordens do cotidiano.


terça-feira, 23 de junho de 2015

VAMOS APRENDER LIBRAS?

OLÁ, GENTE!

Muitos professores se deparam com alunos surdos ou com problemas graves de audição e não sabem o que fazer. Embora seja permitido por lei que esses alunos sejam acompanhados por intérprete (famíliar ou profissional), sabemos muito bem que isso não acontece na maioria das escolas.

Então, o jeito é resolver o problema com uma solução criativa: aprendendo uma forma de estabelecermos uma comunicação. E para isso, a primeira coisa a aprender e a ensinar é o alfabeto em libras.

Não é difícil, mas exige observação e muitas repetições dos movimentos. Assistam ao vídeo e treine bastante.


sábado, 13 de junho de 2015

ATENÇÃO, LEITORES

Tenho recebido reclamações de algumas pessoas que, ao acessarem este blog, aparece uma janela convidando para entrar num grupo ou rede social.

Quero informar que NINGUÉM  está obrigado a participar desse grupo ou rede se NÃO FOR DE SUA VONTADE. Esta é uma prestação de serviço e NÃO OBRIGA NINGUÉM A NADA.

Está feito o alerta!

terça-feira, 2 de junho de 2015

JOGO DE VARETAS

Quem nunca jogou Varetas? 





Varetas é um jogo muito divertido e com sabor de infância. Tem regras muito fáceis de seguir e aprender. Depois de soltar os palitos e formar um emaranhado, retira-se um a um sem movimentar os restantes. Somente o palito preto tem o poder de ajudar a retirar outro palito. 



Retirados os palitos, é a vez da contagem: o preto (50 pontos), os azuis (20 pontos), os amarelos (15 pontos), os vermelhos (10 pontos) e os verdes (5 pontos) cada palito.

Pode ser jogado em grupo ou sozinho (servindo de desafio pessoal).
 


Por ser um jogo de estratégia trabalha um série de pontos importantes e necessários para as aprendizagens, tais como: fazer antecipações, observação, previsão, coordenação motora fina ,destreza e habilidade manual e o raciocínio. Serve também como auxiliar da Matemática na contagem dos pontos e promove a competição sadia quando jogado com um amigo ou um grupo deles.


Mas não é só isto que se pode fazer com o Jogo de Varetas. Com as varetas podemos construir figuras. Nas mãos de uma criança viram quadrados, retângulos, triângulos que logo viram estrelas, casas, prédios, carros, trens. É só deixar a imaginação delas entrar em ação.

Os trabalhos que apresento aqui foram realizados por uma criança de 4 anos.

 

 


Deixe seus alunos (filhos) usarem a imaginação. Muita coisa boa acaba aparecendo com certeza.

Se gostou da ideia, coloque em prática.