quarta-feira, 9 de março de 2011

BONECAS DE PAPEL

Vocês se lembram destas bonecas?


E das roupinhas que as acompanhava?





 Quem não se lembra, não é mesmo?                                      


Pois é, são bonecas muito antigas, inventadas desde a descoberta do papel (segundo a História). Porém, como tudo na vida, sofreu transformações. As bonecas com que se brinca hoje, apareceram em Viena, Berlim, Londres e Paris e datam por volta dos anos de 1780. Acreditam os historiadores, que uma costureira a fez para mostrar como ficaria o vestuário encomendado por uma cliente, utilizando-a como se fosse uma maquete.


Seu apogeu aconteceu entre 1930 e 1950, quando as lojas femininas as vendiam em cartelas, onde se encontrava também um conjunto de vestimentas. Também foram publicadas em jornais e revistas. Foi uma “febre” este brinquedo por ser muito barato, favorecendo as crianças das camadas mais populares.

A lembrança de trazer à tona essas bonecas, é que elas podem ser muito úteis na escola. Pedagogicamente, por ser um brinquedo bi-dimensional e com detalhes realisticos, estimula a criatividade e a imaginação, oferecendo amplas possibilidades de atividades relacionadas ao ensino, como por exemplo, o vestuário adequado em relação à temperatura, as diferentes maneiras de se vestir ao longo do tempo, podem servir de tema para produção de textos, formação de diálogos etc. 

Além disso, as  bonecas de papel funcionam como as ilustrações dos livros. Estimulam, mão não respostas prontas. Cabe às crianças usar a imaginação para completar a informação. Por isso, desenvolve a imaginação e a criatividade.

A nível neurológico, as atividades com a boneca de papel  estimulam as imagens mentais e  desenvolvem a inteligência, ativam o sistema motor e a psicomotricidade, melhora a coordenação motora fina, desenvolve a atenção e a memória. Auxilia e desenvolve as áreas da linguagem e do raciocínio.

A nível de habilidades, melhora o recorte, o desenho, o traçado e a pintura, pois as crianças podem fazer suas próprias bonecas, seu vestuário, os acessórios e os cenários




Mais uma dica foi dada para tornar suas aulas mais interessantes. 

Agora... MÃOS À OBRA!

Um comentário:

  1. Adorei o trabalho que Dna Sueli, realizou com meu filho de 07 anos. Muito bom e todas as dicas funcionaram. VALE A PENA CONFERIR!!!!
    Denise B. Carramaschi

    ResponderExcluir