sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

AGRADECIMENTOS

Hoje o blog "MIL MANEIRAS ESTIMULAÇÃO PEDAGÓGICA" completa seu 3º ano de atividade.


Obrigada a todos que o acompanham nestes anos e que me incentivam a continuar. Obrigada aos que pesquisam seus interesses e preocupações e, sinceramente, espero ter ajudado de alguma forma. Obrigada também aos leitores e a todos os visitantes, sejam eles esporádicos ou assíduos, pelos comentários e sugestões, aos que fazem perguntas, aos que querem orientações em particular e a quem procuro auxiliar com todo carinho.


Sueli Freitas

domingo, 22 de dezembro de 2013

FELIZ NATAL!

A todos vocês, pais, professores, amigos e leitores que apreciam meu trabalho e que me incentivam com seus comentários e perguntas.O meu muito obrigada.

Desejo a todos um FELIZ NATAL repleto de amor, de paz e de harmonia. Que as bênçãos de Cristo caiam sobre vocês e suas famílias trazendo mais conforto para as dores, tranquilidade para o espírito, e força para superar os obstáculos que, com toda a certeza, aparecerão ao longo de nossa trajetória na Terra. Que a fé seja constantemente renovada e que a esperança seja cultivada.

São os meus votos e os do Mil Maneiras.


Sueli Freitas

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

HISTÓRIAS ANIMADAS

É tempo de NATAL. E como já estão de férias, um presentinho para a garotada.

HISTÓRIAS ANIMADAS uma coletãnea de contos de fadas para que as crianças se divirtam a valer



segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

UMA FORMA DIVERTIDA DE APRENDER CIÊNCIAS

ESTUDO DOS SERES VIVOS

Vimos em postagens anteriores que trabalhamos o conceito de seres vivos e o conceito de vida. Vimos também as partes das plantas e a importância de cada uma dessas partes (incluindo os frutos que não foram mostrados aqui) para o vegetal e para os humanos. Conversamos a respeito, nomeou os frutos, desenhou, recortou e coloriu algumas delas, como nas outras partes.



 Chega, enfim, a finalização do assunto: "A NECESSIDADE DAS PLANTAS".

Para esta parte, queria algo diferente. Algo que a criança ainda não tivesse feito. Foi então que lembrei do "teatro de fantoches". Como não havia tempo hábil para construir fantoches de frutas, o jeito era improvisar com "palitoches".

E foi o que fiz. Preparei algumas peças e apresentei para ela num teatrinho feito com uma caixa de papelão, e com o basico. Ela ficou encantada.


Terminada a apresentação, conversamos sobre cada necessidade. Mas, não esquecemos dos cuidados que as pessoas precisam ter para com elas.

Feito isso, entreguei o  teatrinho e as peças para que ela os manuseasse. Ela repetiu o que fiz e contou (do jeito dela) a história contada.


Repetiu várias vezes a história e sempre que eu mencionava a palavra "parar", ela recomeçava novamente. 

Estava  empolgada e não quis perder essa oportunidade. Chamei o pai que aguardava e pedi que ela apresentasse para ele o que tinha aprendido.

Ficou um tanto encabulada, mas fez bonito.


Está aqui, uma outra sugestão de atividade didática que pode ser trabalhada com deficientes intelectuais, mesmo que não consigam falar ou não saibam se expressar corretamente. E serve para qualquer assunto, conceito ou disciplina. O simples fato de apresentar um conceito desta maneira provoca interesse e estimula a curiosidade. 

Espero que esta sugestão seja útil para alguém e para todas as crianças, sejam elas deficientes intelectuais ou não.


terça-feira, 3 de dezembro de 2013

BLOCOS LÓGICOS

RECURSO DIDÁTICO

Em 1890, o matemático húngaro Zoltan Paul Dienes, cria um material simples, mas de grande importância para o ensino da matemática, e que foi denominado de “BLOCOS LÓGICOS”. O objetivo principal era o de desenvolver o raciocínio e o exercício da lógica.

Esse material foi muito usado entre os anos de 1890 a 1934 por Vigotsky enquanto estudava e tentava compreender a formação dos conceitos infantis.

Por volta dos anos de 1950, esse material parece no cenário escolar. 

O material é composto por várias peças (quadradas, circulares e retangulares) de madeira e em tamanho e grossura diferentes e bem coloridas. Um material simples e de baixo custo. No entanto, por volta dos anos de 1980, caiu no esquecimento.

Por ser um material simples e concreto procura estimular a análise e o julgamento (raciocínio) partido da ação, portanto é um material que parte do concreto e evolui para o abstrato, além de desenvolver a linguagem em geral e a matemática, em particular.

O material permite que a criança conheça-o, observe-o, identifique e classifique cada peça. Por meio da ação concreta, ela pode realizar operações lógicas, fazer relações e correspondências, formando dessa maneira seus conhecimentos (físicos e lógicos) matemáticos (permitindo que, mais tarde, use os conhecimentos adquiridos sem a presença do material (raciocínio abstrato).

COMO TRABALHAR COM OS BLOCOS LÓGICOS?

O trabalho com os blocos lógicos consiste em se propor pequenos desafios para as crianças. Por exemplo: separar por cor, pela forma, os grandes ou os pequenos, os grossos ou os finos.

À medida que vai conseguindo, pode-se aumentar um pouco o desafio, como por exemplo, que ela separe os grossos vermelhos ou os triângulos finos azuis e assim por diante. Ao manuseando o material, pode ainda nomear as cores, a forma, a grossura e o tamanho.

Em atividades matemáticas, podem verificar ainda quantos são do mesmo tamanho, a forma (cor ou grossura) e quantidade de lados de uma peça, assim como pode verificar quantos quadrados pequenos cabem dentro de um quadrado grande ou quantos quadrados podem formar um retângulo etc.


Em uma atividade escrita, podem copiar o contorno, colorir seu interior e nomear a figura ou os lados de cada forma. Em atividade de leitura, podem colocar plaquinhas com o nome, cor, tamanho e espessura sobre cada forma.

Numa atividade artística, podem criar figuras com as peças. E utilizar essas figuras na formação de frases ou em produções de texto.

Hoje em dia, esse recurso didático é encontrado em materiais alternativos como o plástico ou em EVA e encontrado no comércio a baixíssimo custo. Ou, ainda podem ser confeccionados com papelão de gramaturas diferentes que se tem em casa (ou na escola) e cujo custo é zero.


Este recurso pode ser usado com todos os alunos, mas principalmente, deve ser usado com alunos com deficiência intelectual.

OUTRAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES:




Imagens Google

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

SEQUÊNCIA DAS SÍLABAS NAS PALAVRAS

PARA DEFICIENTES INTELECTUAIS 

Durante a aprendizagem das letras do alfabeto a criança com deficiência intelectual trabalhou a letra isoladamente, embora tenha tomado conhecimento da família silábica também. Mas, nesta primeira fase, o aprendizado da letra é o foco principal, porque ela precisava aprender a distinguir uma da outra.

Neste trabalho, trabalhou o traçado da letra de imprensa e da cursiva, completou palavras com a letra estudada, completou várias palavras com as famílias silábicas, leu algumas palavras e encontrou seu significado colorindo, ligando ou nomeando figuras. De maneira intuitiva, as crianças puderam perceber que as palavras são feitas de sons e letras.

Feito isso, é o momento de se trabalharmos as sílabas e sua sequência nas palavras. Tudo com muita calma e paciência porque a criança deficiente precisa entender o que está fazendo e não fazer por fazer.  E para isso, existem vários jogos.



Engana-se o professor (ou pais) que as crianças deficientes intelectuais (e as sem deficiência com mais dificuldades) consigam formar palavras (mesmo que já memorizadas) com facilidade, logo após o aprendizado das famílias silábicas. Elas ainda não entendem a colocação da ordem das sílabas nas palavras.

Mas, para solucionar esse problema existem vários jogos que são divertidos para elas, principalmente, se forem desafiantes.


 1- JOGO DE COMPLETAR 


Este jogo inicia a série. Coloque uma figura e uma tabela ao lado, com tantos quadra-dinho correspondam  ás letras da palavra  na horizontal.  Na vertical, o mesmo tanto mais um. Escreva a palavra e retire uma letra em cada linha, como mostra a foto. Com a repetição do exercício fica fácil para ela. É o momento de dar um novo passo. Repita o jogo, desta vez com as sílabas estudadas.

2- JOGO DE ORDENAR PALAVRAS (em etapas)




Este é um exercício de referência. Coloque a figura e o nome separando as silabas. Embaixo, coloque traços de acordo com a quantidade de sílabas da palavra. A criança lê a palavra, associa com a figura (significado) e depois, pergunte com qual sílaba começa a palavra. Ela escreve no traço. Pergunte o que vem depois ou como termina a palavra. E, novamente, escreve. Repita algumas vezes para que compreenda o que deve ser feito.




Depois, com o tempo, vá introduzindo outras dificuldades. Repita a forma do exercício, só que desta vez, inverta a ordem das sílabas das palavras.










Se encontrar dificuldades na etapa anterior, numere as silabas na ordem em que devem ser usadas. E coloque os mesmos números nos tracinhos abaixo. 









Quando tiver entendido, substitua os números por cores, escrevendo cada sílaba em cores diferentes e que devem ser escritas em tracinhos da mesma cor.





Quando souber bem, coloque as sílabas embaralhadas em círculos, quadradinhos, triângulos ou outra forma qualquer e embaixo, um único traço. Treine bastante esta forma.









3- JOGO DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS


Este jogo retorna ás legendas como referência. Escreve-se a palavra com letras separadas, mas da mesma cor as que fazem parte da mesma sílaba. Embaixo, os traços colorido na quantidade de sílabas que a palavra tem. Repita bastante esta etapa.

Quando souber bem a etapa anterior, mude para este jogo. Embaralhe várias palavras. Numere ou escreva em cores diferentes cada palavra, de modo que a criança possa identificar todas as sílabas de cada palavra. Embaixo, os tracinhos podem ser coloridos ou numerados. As figuras devem ser coloridas pela criança após ler a palavra montada. isto mostra que ela compreendeu a leitura e o significado dela.


Quando souber realizar o exercício ou jogo anterior, é hora de nova mudança. É só juntar as sílabas, ler e colorir ou desenhar o significado do que leu.


A última etapa é este jogo ou exercício. A criança deve mentalmente unir as sílabas para identificar as palavras escritas nos balões ou em outro desenho qualquer. Repita bastante este jogo.

Passadas todas  estas etapas, a criança já pode realizar os jogos silábicos e montar palavras como as da primeira foto deste post.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

FLORES DE CANUDOS DE REFRIGERANTE

Ainda estamos na primavera e flores são sempre bem vindas. E que tal matar dois coelhos com uma só cajadada? Podemos falar sobre a estação em que vivemos, sobre flores ou simplesmente fazer uma atividade artística bonita, prática e rápida e, ainda, proteger o planeta fazendo reciclagem. 

Além do mais, qualquer criança pode fazê-las, mesmo que precisem de uma ajudinha para amarrar ou colar.


Para isso, você vai precisar de canudos de refrigerantes (podem ser usados, bem lavados e secos), barbante e cola de silicone quente. Pode ser usada a cola branca, mas desgruda com facilidade.

Corte os canudos na metade ou do tamanho que preferir. Junte-os na quantidade desejada (usamos 8  a 10 partes) e, com um pedaço de barbante amarre bem forte no centro. Recorte algumas folhas de color set (ou outro) e forme um arranjo com flores individuais ou em duplas, trios e quartetos. Depois, é só prender com cola quente. Ficam muito bonitos.


 
 
Se preferir, junte todos e faça um bonito e diferente painel para decorar a sala, pátio ou o corredor da escola, ou ainda, um cantinho rústico de sua casa ou o quarto das crianças. Pode - se agregar outros elementos como flores de copos plásticos e fazer um belo painel como este. 

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Na cesta, foi feita uma tecelagem de papel color set marrom e, depois, dei uma passada de lápis de cor branca para dar o efeito de luz. A alça foi feita de papel crepom enrolado.


Caso queira reaproveitar o painel para algum outro evento especial, acrescente algum elemento relativo ao tema do evento ou comemoração, como fiz  para a Páscoa, quando acrescentei alguns coelhinhos coloridos. Para o Natal, podem ser usadas renas ou Papai Noel em lugar dos coelhos A turminha gostou da novidade que ajudaram a construir.




Bem, fica a dica. Quem quiser aproveitar a ideia, fique a vontade. Basta por mãos á obra.

Bjs a todos